Como ver o saldo do Cartão Cidadão

Quem é trabalhador e não possui conta na CAIXA, mas tem dúvidas se irá receber os benefícios trabalhistas e/ou sociais, precisa aprender todos os passos relacionados a como ver o saldo do cartão cidadão para não perder a data de saque e ficar sem o benefício.

Porém, não podemos esquecer que quem possui uma conta individual na CAIXA, poupança ou corrente, não precisa se preocupar com a emissão do cartão cidadão ou qualquer outro aspecto relacionado ao assunto. Isto porque para clientes caixa, o saldo é creditado automaticamente na conta, sem que haja a necessidade do cartão ou a retirada do dinheiro diretamente no banco. Mas caso o trabalhador não tenha conta na CAIXA, existe a possibilidade de fazer uma ou realizar a emissão do cartão. Visto que o cartão somente será emitido mediante existência de benefícios a receber.

Tudo o que é preciso saber sobre como ver o saldo do cartão cidadão

O Cartão Cidadão facilita muito o dia a dia das pessoas atarefadas que precisam ter acesso aos seus direitos e benefícios trabalhistas. Isto porque o cartão possibilita que pagamentos autorizados pela CAIXA, como o seguro desemprego, PIS e saque programado do FGTS, seja realizado de forma fácil em qualquer ponto autorizado para o pagamento do mesmo.

As consultas dos pagamentos podem ser realizadas tanto na plataforma da CAIXA quanto no Aplicativo oficial e tanto aqueles que possuem o cartão quanto aqueles que possuem somente a conta bancária, podem verificar se existe algum benefício disponível e a data de tal para o saque.

O primeiro passo para consultar o saldo é acessar o site da Caixa Econômica Federal (o banco que disponibiliza tais benefícios e os direitos trabalhistas) e preencher os dados solicitados conforme mostra a figura abaixo.

Os dados podem ser tanto o CPF, NIS ou o e-mail cadastrado na conta seguido da senha. Caso o candidato não tenha cadastro, basta colocar o CPF, marcar que não é um robô e colicar na opção “Cadastrar/Esqueci Senha.”

Assim que todos os dados forem informados, uma pergunta desafio irá aparecer na tela. Tal pergunta é bem fácil e todas as informações podem ser consultadas diretamente na Carteira de Trabalho, caso a pessoa que esteja consultando os dados não se lembre das informações da pergunta desafio.

Assim que as perguntas forem respondidas corretamente, basta clicar em confirmar e seguir para a próxima etapa.

Mas cuidado! Caso a pessoa erre por duas vezes seguidas as informações fornecidas, o acesso será bloqueado e somente após um período de 24 horas é que uma nova consulta poderá ser realizada.

Assim que o processo for confirmado, uma nova página será aberta para que as consultas sejam realizadas.

Conforme a imagem será possível consultar:

  • FGTS;
  • Serviços no celular – para quem preferir trabalhar com o aplicativo do banco;
  • Extrato;
  • Extrato completo – já que existe a possibilidade de ter FGTS retido e disponível para saque;
  • Atualização de endereço;
  • Créditos complementares;
  • SIADP.

Por esta plataforma também é possível consultar o valor do PIS/Abono salarial. Para isto, basta em clicar na parte correspondente ao PIS (em vermelho) e verificar o valor disponível para saque.

Uma Outra Alternativa

Todo o processo relacionado a como ver o saldo do cartão cidadão é bem fácil e pode ser realizado no conforte de casa. Porém, para aqueles que tem certa dificuldade de mexer na internet ou não confia em fornecer os seus dados pessoais para que outras pessoas podem realizar a consulta, existe a possibilidade de verificar o saldo via telefone. Para isso, basta ligar na Central de Atendimento Caixa e proceder conforme as orientações.

O número para atendimento é o 0800-726-0207 de segunda a sexta-feira das 10h às 18h .

Alguma dúvida? Comente!

Add Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.