Consulta de Saldo do Bolsa Família

Para quem nunca ouviu falar do programa Bolsa Família, ele foi criado com o objetivo de ajudar famílias brasileiras que vivem em situação de extrema pobreza a superarem essa situação. Essa atitude foi tomada pelo Governo Federal e tem como objetivo principal estimular a geração de renda para pessoas extremamente pobres e fazer com que desta forma, crianças permaneçam na escola para que meios de desenvolvimento social e econômicos sejam criados a longo prazo.

Ainda que o Bolsa Família beneficie muitas famílias brasileiras, tem aqueles que possuem dúvidas com relação aos meios de verificar o saldo existente no bolsa família. Antes de verificar o Saldo do programa, você deve manter o seu Cadastro Único  atualizado.

CONSULTA DE SALDO

A consulta pode ser feita de várias formas. Basta você escolher a que melhor lhe agrada. O benefício sempre é retirado nas agência Caixa e o valor depende de família para família.

Se você possuir o Cartão do Bolsa Família pode ir a um caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal ou em qualquer casa lotérica e tirar o Saldo Bolsa Família. Um ponto positivo do cartão é que além da consulta de saldo também é possível verificar outras operações realizadas com o seu cartão.

Também há aqueles que recebem o benefício pelo Cartão Cidadão pois ele também proporciona a retirada de outros benefícios como o saque do FGTS, seguro desemprego e muitos outros. A forma de consulta também é a mesma. Basta ir em uma das agências Caixa, ou Caixa Eletrônico da Caixa ou em qualquer casa lotérica para verificar o saldo disponível do benefício.

O cartão da conta corrente Caixa também pode ser usado para essa finalidade. Porém isso só vale para pessoas que são correntistas Caixa. Pois somente eles te permitem o acesso nos postos de auto atendimento e nas lotéricas da Caixa Econômica Federal. É comum você se confundir com os valores da conta corrente e o valor disponível no Bolsa Família, por isso a importância de se verificar corretamente os saldos disponíveis.

PERGUNTAS FREQUENTES

  • Posso consultar o saldo do Bolsa Família pela Internet?

Sim. Você pode estar consultando o seu saldo pelo Sistemas de Benefícios ao Cidadão apenas informando o número do NIS e os dados pedidos no sistema. O número NIS é o último número escrito em seu cartão Bolsa Família.

  • Quando eu recebo o meu benefício?

A data de pagamento do benefício é estabelecida a partir do último número do NIS. Somente depois dessa data é que você poderá sacar o seu benefício. Antes dessa data a liberação do saldo não ficará disponível.

  • Não recebo esse benefício, posso começar a receber?

Sim. Primeiramente você deverá fazer um cadastro na prefeitura de sua cidade ou em um órgão competente para tal finalidade. Após o cadastro aguarde ser selecionado para dar andamento no processo.

  • Existe alguma condição imposta para participar do programa?

Sim. Para participar desse benefício a pessoa tem que ter condições de extrema pobreza, ou seja, receber até R$77,00 ao mês por pessoa. Também existe o benefício variável que são disponibilizadas para pessoas que recebem até 154,00 reais ao mês por pessoa. Porém o valor do beneficio variável é menor. Apenas 35,00 reais por mês. Cada família pode receber até 5 benefícios variáveis por mês. Mulheres grávidas recebem 9 parcelas a contar da data de início do pagamento do benefício.

  • O Bolsa Família paga 13° ou benefícios extras?

Não. O valor pago é dividido em 12 parcelas não fixas que variam de acordo com a necessidade de cada família.

  • Perdi o cartão, como faço para sacar o benefício?

Compareça em uma Agência Caixa com seus documentos (CPF e RG) e informe que está sem o cartão mas que deseja sacar o benefício.

  • Como proceder caso o meu benefício seja bloqueado, suspenso ou cancelado?

Procure saber o que aconteceu no setor responsável pelo Bolsa Família no CRAS de sua cidade. Em seu extrato sempre aparecerá informações importantes referentes ao seu benefício. É importante ler todo o conteúdo do extrato para não ser pego de surpresa.

 

Alguma dúvida? Comente!

3 Comments

  1. alex tavares dos santos
    • @admin
  2. marilia souza da silva

Add Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.