Ver saldo do FGTS

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, mais popularmente conhecido como FGTS, foi criado para assegurar trabalhadores demitidos, sem justa causa, das empresas que prestavam serviços. Esse fundo de garantia é constituído pelo depósito mensal de 8% do salário de cada funcionário. Ou seja, o valor é descontado na folha de pagamento e depositado em uma conta na Caixa vinculada ao contrato de trabalho. Caso o trabalhador seja demitido sem justa causa ou tenha vontade de utilizar o saldo disponível para um financiamento imobiliário, ele pode solicitar o saque do valor existe. Mas a grande perguntar é: como ver saldo do FGTS?

Bom, todo o processo é bem simples e pode ser resolvido com apenas alguns cliques.

Saiba todas as formas de Ver Saldo do FGTS

Como o saque do FGTS agora é 100% digital, para ter o dinheiro em mãos é preciso indicar a conta de qualquer banco para que o valor seja creditado e o saque realizado posteriormente.

  1. App FGTS

Quem escolhe solicitar o saque por meio do aplicativo FGTS, precisa saber que tanto para a plataforma Android quanto para a plataforma IOS, é possível fazer o download. Contudo, para quem possui o sistema IOS, uma pequena taxa será cobrada no momento da solicitação.

Para um mini tutorial para o passo a passo de como usar o aplicativo, basta seguir as instruções do vídeo.

  1. Solicitação via SMS

Para utilizar os serviços de SMS e manter-se informado quanto a regularidade dos depósitos que a empresa faz e o saldo existente do FGTS, basta fazer o cadastro de forma simples e gratuita por meio do portal da CAIXA ou nos terminais de autoatendimento.

A vantagem das informações via SMS é que além de ser algo prático e de fácil utilização na rotina do dia a dia, o empregado fica por dentro dos depósitos feitos pelo empregador. E caso a empresa realize o desconto na folha de pagamento e esqueça de realizar o depósito, o trabalhador pode informá-lo para que todas as contas fiquem em dia.

  1. Site Caixa

No site da Caixa é possível não ver apenas o valor do FGTS existente, como também qualquer outro tipo de fundo de garantia não resgatado que esteja disponível para saque. Para acessar é bem fácil, basta preencher as informações solicitadas como o CPF, NIS ou e-mail cadastrados, digitar a senha e comprovar que não é um robô. Se o trabalhador não tiver uma conta na plataforma, basta adicionar todas as informações como se fosse efetuar o login e clicar no ícone que corresponde a “cadastrar/esqueci senha”. Assim que tal etapa for concluída, o mesmo será redirecionado para uma página de cadastro. Nela, o trabalhador irá ler o regulamento dos serviços prestados e se estiver de acordo, clicará em “aceito”.

A última etapa se resume no preenchimento dos dados pessoais solicitados, a criação de uma senha com até 8 dígitos e a confirmação de todo o processo. Após a conclusão de todo o cadastramento, basta acessar a plataforma e verificar o valor disponível para saque.

  1. Internet Banking Caixa

Para quem já é cliente Caixa, inúmeras vantagens e facilidades para a retirada do FGTS já está incluso no pacote. Basicamente, o trabalhador já recebe o benefício creditado automaticamente na conta. Sem a necessidade de efetuar cadastro na plataforma ou algo do tipo.

Sendo assim, para ver saldo do FGTS por meio do internet banking da Caixa, basta acessar a sua conta corrente/poupança e observar os valores creditados ou que já tem data marcada para entrar.

Extrato do FGTS

Como podem ver, para saber dos valores disponíveis, existem quatro possibilidades:

  • Instalar o aplicativo FGTS no celular;
  • Solicitar a informação via SMS;
  • Verificar os valores no próprio site da CAIXA;
  • Acessar as informações pelo próprio Internet Banking.

Como todas as opções tem os seus prós e contras é importante verificar todas as condições para encontrar a melhor forma de ver saldo do FGTS. Ficou com alguma dúvida? Não deixe de comentar!

Add Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.