Como consultar o saldo do Seguro Desemprego

Está querendo consultar o seguro desemprego? Um dos mais importantes direitos conquistados pelos trabalhadores? Quer consultar o saldo ou ainda saber como você fez para realizar o saque, se você tem direito? Se sim, este artigo foi feito para você, mas antes de ir direto ao assunto vamos explicar a estrutura desse artigo, ele é composto por subtítulos, caso você já saiba sobre o que o subtitulo vai abordar sinta-se a vontade para ir ao próximo, até achar a informação importante para você e claro, não esqueça de comentar, caso você tenha dúvidas.

seguro-desemprego (1)

Quem tem direito ao Seguro Desemprego

Abaixo vamos abordar sobre todas as categorias e condições para se garantir o seguro desemprego:

  • Trabalhador com carteira assinada, doméstica ou qualquer trabalhador formal que tenha sido demitido sem justa causa de forma direta ou indireta, isso inclui mas não limita a trabalhadores terceirizados por exemplo.
  • Trabalhador que em nome da empresa contratada ganhou um curso de capacitação e por isso não pode dedicar seu tempo ao trabalho, neste caso o contrato é suspenso e ele tem direito ao seguro desemprego.
  • Pescador Profissional em época que o Ibama decretar que está suspenso a prática de pesca.
  • Trabalhador em condições iguais ou semelhantes ao trabalho escravo.

Se você acha que está em uma das condições acima, você tem direito ao seguro, agora podemos ir ao próximo tópico que é como solicitar o pagamento.

Como receber o Seguro desemprego

Antes de mostrar como realmente receber o seguro, vamos abordar a documentação necessária para receber o mesmo:

  • Documento de identidade (tal como, qualquer documento oficial com foto)
  • Carteira de Trabalho – CTPS
  • Solicitação de Dispensa emitido pela empresa contratada
  • CPF

Com esses documentos você pode se dirigir a um dos postos que listaremos abaixo:

  • Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego
  • Agência credenciada Caixa
  • Sistema Nacional de Emprego
  • Ou qualquer posto credenciado pelo Ministério do trabalho

Vale destacar que é recomendado ter pelo menos uma conta poupança ou conta Fácil [Veja como abrir uma conta Fácil] que tem as respectivas operações: 013 e 023. Com uma conta dessas você receberá automaticamente o benefício em sua conta, caso contrário você terá que ir a uma lotérica, representante caixa ou na própria agência Caixa com o cartão cidadão para realizar o saque.

Como consultar o Saldo do Seguro desemprego

Para consultar o saldo através da internet é preciso do número NIS (PASEP ou PIS) e da senha do benefício, isto se você já tiver o cadastro online, caso não é preciso acessar este link preencher o primeiro campo com o número NIS (PIS ou PASEP) e logo em seguida clicar no botão “cadastrar senha”.

Cadastrar senha do Seguro Desemprego

Após cadastrar a senha você pode usar o mesmo link para consultar o saldo do seguro desemprego, vale destacar que o site da Caixa é melhor visualizado em computadores ou tablets, em telas menores a navegação pode sofrer problemas.

 

Caso tenha alguma dúvida não deixe de comentar 😉

2 Comments

  1. paulo rogerio alves de souza junior
  2. beatriz da luz nunes da rocha

Add Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.